Comum

Palestra “Interlocuções entre os EUA e a América Latina desde o pensamento de José Martí” com Laura Lomas, 12 de Julho, às 10:00

PPGSC/UESPI convida para palestra “Interlocuções entre os EUA e a América Latina desde o pensamento de José Martí” com Laura Lomas.

🗓️ 12 de Julho de 2023 (Quarta-feira)
⌚ 10 horas
📌 Sala de Multiuso do Nufaf

Núcleo de Formação de Servidores Antonino Freire – Praça Firmina Sobreira, S/N – Matinha, Teresina/PI

Laura Anne Lomas (Rutgers University)

Historiadora literária que faz crítica cultural feminista e contracolonial. Teoriza o espaço entre línguas, estados, campos e culturas, com foco nas Américas. Trabalhou como tradutora em uma organização de El Salvador de direitos humanos – o Comitê de Mães de Desaparecidos, Assassinados e Presos Políticos de El Salvador, antes de entrar nos estudos de Pos-graduação. Da aulas em literatura e cultura das Américas e das diásporas Latinoamericanas e Caribenhas nos EEUU no Departamento de Inglês e Programa de Estudos Americanos da Universidade Rutgers-Newark.

Seu livro Translating Empire: José Martí, Migrant Latino Subjects and American Modernities (Duke 2008), ganhou o Prêmio MLA de Estudos Latina/o e Chicana/o e uma menção honrosa da Seção de Estudos Latina/o da LASA. Lomas coeditou Cambridge History of Latina/o American Literature (2018), e é coeditora de uma série de livros Latinx Literature in Transition, e de Martí in Context, que serao publicados por Cambridge University.