Comum

Palestra e lançamento livro sobre protagonismo das mulheres negras e o bicentenário da independência, com Matilde Ribeiro, 16/nov às 10h, no Auditório Pirajá

 

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura convida todas e todos para participarem das atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra.

 

QUARTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO DE 2022
Às 10h, no Auditório Pirajá (UESPI):
  • Palestra “Brasil contemporâneo entre crises e expectativas: o protagonismo político das Mulheres Negras”, com a Profa. Dra. Matilde Ribeiro (Unilab).
  • Lançamento dos livros “Bicentenário da Independência do Brasil” e “Mulheres Negras em Movimento”, de autoria da palestrante.
Às 18h, no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400, Centro-Sul, Teresina-PI):
  • Sarau Literário.
  • Lançamento de Livros com a Profa. Dra. Matilde Ribeiro (Unilab).

 

Matilde Ribeiro é graduada em Serviço Social, mestre em Psicologia Social e doutora em Serviço Social. Professora Adjunta da Unilab e coordena o Grupo AMANDLA. Exerceu o cargo de ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igual Racial (Governo Federal) e recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela UFABC. Integra o Conselho da Revista Estudos Feministas e o Conselho ÁFRICA/Instituto Lula.

 

 

Siga-nos no instagram @ppgsc.uespi

 

Com a chancela e prefácio de outra Dra. Sarita Amaro, lançamos a coleção “Temas Insurgentes”, a qual abre com um volume voltado a questão das mulheres negras e a urgente construção de novas socialidades e caminhos de cidadania para essas sujeitas historicamente excluídas, que são moradoras das periferias – e seus herdeiros, as crianças, adolescentes e jovens, educandos do Brasil igualmente pretos e discriminados. Os debates gerados buscam nutrir mudanças – a começar, no plano da consciência – rumo ao rompimento com situações de racismos, machismos e outras violações de direitos associadas. Clique aqui e adquira o seu exemplar!

Eis que chegamos ao bicentenário da independência do Brasil e persistem inúmeras exclusões. Que história é essa? Que Brasil é esse? Quais as repercussões na atualidade? – o livro – Bicentenário da Independência do Brasil: escravidão, educação e lutas para a superação do racismo e da exclusão, de Matilde Ribeiro responde a essas e tantas outras questões. Clique aqui e adquira o seu exemplar!